top of page
arte final_logo expo_cores.jpg
icone som_edited.jpg
00:00 / 04:13
MuseuHist¢ricoNacional∏PatKilgore2020
MuseuHist¢ricoNacional∏PatKilgore2020
MuseuHist¢ricoNacional∏PatKilgore2020

INVASÃO

Dados históricos: canhão 39 nº SIGA  015881

  O canhão nº 39 foi batizado com o nome de Advino (Adivinho em português). Feito de 90% de cobre mexicano, foi manufaturado na Espanha e enviado à América colonial. Isso indica o quanto a produção de armamento era complexa e de alto custo. A peça foi capturada pelas tropas do Reino Unido de Portugal (Portugal, Brasil e Algarves) que invadiram o Uruguai no período dos conflitos de independência do país, liderado por General Artigas. Era comum no fim das batalhas, soldados recolherem armamentos deixados para trás pelo inimigo e trazerem para seu país como troféu da vitória. 

 

Após uma série de confrontos que vão até 1821, Artigas é derrotado e se exila no Paraguai finalizando assim o conflito. Apenas em 1830 se estabelece a república uruguaia e a política divide-se entre conservadores (blancos) e liberais (colorados).

As desavenças entre os dois posicionamentos políticos levaram à Grande Guerra que se estendeu por 12 anos (1839-1851).

 

  Os polos políticos compostos por conservadores e progressistas marcaram embates ao longo do tempo no Uruguai e no mundo, gerando guerras, conflitos e manifestações. 

Hoje, existe um visível crescimento de governos conservadores e ultraconservadores não só na América Latina, mas em todo o planeta, sendo o Brasil um país que vive esta realidade.
As mulheres por sua vez, mesmo sendo maioria numérica
no país, ainda sofrem com a desassistência do governo.

 

  Em fevereiro de 2020, antes da pandemia do Covid-19 se instalar no Brasil, o presidente em exercício zerou repasses ao programa Casa da Mulher Brasileira que atende mulheres em situação de violência. Considerando isso, nas circunstâncias geradas pelo isolamento social, os índices de violência doméstica contra mulher cresceram drasticamente. Segundo o site Agência Brasil em abril de 2020, só no Estado
de São Paulo houve crescimento de 44,9% de violência em comparação com o mesmo mês no ano passado. Dado esse
que confirma a escassez de políticas públicas de assessoria às mulheres, contribuindo para a desigualdade de gênero no país.

Curiosidade: Essa peça de artilharia é irmã do canhão 14 - fragrância Lacrimae, de nome Tibério. Era comum batizar os canhões com nomes clássicos ou mitológicos na Espanha do final do século XVIII.

Fragrância:  Invasão PBX00014KU

  O cheiro da Invasão procura trazer em sua composição a violência, o medo, a ganância e ao mesmo tempo à coragem dos invasores. O medo e a ansiedade daqueles afetados pelas invasões são representados pelas notas animálicas, fenílicas, fétidas, encontradas no Osmanthus enquanto que a violência é evocada no antisséptico dos ferimentos e no metálico do sangue que os extratos de Castoreum, Oud e Musk trazem na composição.

 

  O cheiro é quente, queimado, e apresenta notas de cinzas, uma memória dos canhões. A pólvora que tem como componentes o enxofre, carbono e salitre é conhecida desde o século IX como pólvora negra ou cheiro do inferno.  O cuminic aldehyde, uma das principais moléculas do cominho, instiga o pungente e oleoso das Invasões.

bottom of page