suspensio_logo.png

Vivemos um colapso na política, na saúde,
no meio ambiente e no social. A pandemia interrompeu o ritmo da vida cotidiana, nos situando em um estado de suspensão.

 

O risco de contaminação por um vírus invisível fez com que eu me refugiasse no jardim. Observei os pássaros selvagens se alimentarem nos arbustos e voarem pelo céu aberto. Instigada pelos contornos dos galhos das árvores, cheirava o verde fresco após a chuva e o fermentado odor das Lantanas plantadas próximas à minha janela.

 

No refúgio dos pássaros e galhos me detive enquanto quatro milhões de pessoas morriam de COVID-19. Nos últimos seis meses, 3325km² da Floresta Amazônica foram devastados pela atual política do governo brasileiro.

Um luto coletivo paira sobre o ar.

                           

Lamentamos a morte daqueles que nunca conheceremos, ao mesmo tempo que testemunhamos os vínculos perdidos e os fundamentos intangíveis de nossas vivencias.

 

                  Um tempo de sombras tatuado por uma incerteza prolongada.

 

Olfato é a arte do entre-lugar;
uma interação frágil entre o eu e o outro.
Para Suspensio: tempo interrompido, criei quatro cheiros em colaboração com Leandro Petit da Givaudan do Brasil. Os quatro cheiros encapsulados em miçangas cristalinas preenchem o ar exalando de ânforas de vidro soprado em formato de galhos, garras do pássaro extinto Dodô e ninhos abandonados.

 

Refúgio é uma fragrância animálica feita de notas escuras que nos transportam para um ninho escavado dentro da terra. Incenso II evoca o frescor das florestas e das resinas das árvores. Vazio interpreta o desconforto de sentir-se deslocado no tempo e no espaço. Suspensão é a dualidade de estar encasulada enquanto enfrenta o risco e o perigo.

 

Uma profunda luz azul preenche o espaço, propiciando uma espécie de tranquilidade meditativa entre a incerteza e o medo.

 

                        Para onde voam os pássaros quando a morte guincha?

 

Josely Carvalho, 2021

SUSPENSIO, tempo interrompido

Olfactory Art Keller, Nova York, EUA.
(1º de Setembro - 2 de Outubro, 2021).

Acesse o catálogo AQUI.

Foto: Alex Trippe & Esteban Salazar