


JOSELY CARVALHO
multimedia artist



LACRIMAE
História canhão 41 | 015495
Esse canhão espanhol foi moldado com cobre de origem Peruana. Esse fato indica a complexidade envolvida na produção de canhões. Muitas vezes a matéria-prima vinha de um país distante do local onde a peça seria fundida e também distante de onde ela seria utilizada. Não havia preocupação em relação ao peso e o tamanho possivelmente por serem transportados por mar.
Esta peça, batizada de Tibério, foi capturada pelo exército
brasileiro na batalha contra o General Artigas no Uruguay. José Gervasio Artigas, considerado herói nacional uruguaio, foi um político e militar que resistiu à invasão luso-brasileira e lutou pela independência de seu país. O conflito teve início
em 1816 e durou até 1820 quando Artigas se exilou no Paraguai de onde nunca mais voltou. O Brasil saiu vitorioso nesta ocasião e anexou a parte oriental do Uruguai ao seu território, denominando-a de Província da Cisplatina. Hoje, é parte do atual território uruguaio. Essa região era ocupada principalmente pela etnia indígena Charrua que foi dada
como extinta em 1832 ao fim dos conflitos de independência do Uruguai.
A perseguição decimou muitos Charruas obrigando-os
a se misturarem e renunciarem sua identidade. Segundo o jornal El Pais, hoje em 2020, o reconhecimento internacional de comunidades indígenas e a promoção do orgulho de pertencimento à essas comunidades fizeram com que
muitos descendentes reaparecessem. Hoje, reivindicam reconhecimento do Estado e demarcação de terras, o que pode provar que a fama do Uruguai de ser o único país da América Latina sem índios não é correta.
Curiosidade: Essa peça de artilharia é irmã do canhão 39 015881 com
o cheiro Invasão, de nome Advino. Era comum batizar os canhões com nomes clássicos ou mitológicos na Espanha do final do século XVIII.
.
cheiro Lacrimae
O cheiro Lacrimae possui notas contrastantes já que quisemos trazer a Guerra do Paraguai como representação do passado junto às manifestações políticas atuais que tem acontecido no Brasil e em várias partes do mundo.
Nestas manifestações o gás lacrimogêneo tem sido usado pela polícia, embora proíbido em alguns destes países. Adicionamos aos acordes mais agudos, notas de fundo salgadas e almiscaradas como representação de lágrimas.
Essa página conta a história do canhão e suas
relações com cheiro Lacrimae.
As perguntas a seguir são pontes entre você e a História,
você e suas memórias, passado e presente.
Sua contribuição é muito importante na
construção coletiva desse vocabulário olfativo.
Existe um ou vários cheiros conectados
com momentos tristes e de
muitas lágrimas para você?